SONO reparador garantia de vida longa



I ) A importância do sono

Não temos a pretensão de falar do sono do ponto de vista médico para isso existem sites e clínicas especializadas que tratam desse ponto.

Nosso propósito é abordar aspectos práticos e contribuir com dicas e alertas sobre a importância do sono, dormir não é somente um ato de eliminação da canseira de um dia agitado, é fundamental para a saúde, propicia ao ser humano, bem estar, qualidade de vida e longevidade.

Uma pessoa descansada após uma noite de sono tranquila, sente-se mais confiante e disposta a executar melhor suas tarefas, a memória funciona melhor, e o raciocínio fica mais ágil.

Tome cuidado se você luta com o sono na hora de dormir e dá prioridade a televisão, leituras, estudos ou qualquer outra coisa que o impeça de ir repousar no momento em que seu organismo necessita, procure mudar os hábitos porque certamente essas atitudes provocam efeitos nocivos em sua vida.

 

II ) Consequencias de noites mal dormidas

Quem dorme uma quantidade de horas insuficiente, ou sofre de insônia, ronco, apnéia, fica no dia seguinte sonolenta, cansada, nervosa, de mau humor, com dificuldades de relacionamento, falta de concentração, pouca produtividade no trabalho, perda crônica da memória, lentidão de raciocínio.

Com comprometimento da capacidade de planejar, envelhecimento precoce, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares, gastrointestinais, obesidade e aumento do risco de acidentes.

O tempo ideal de descanso é variável, mais em média o adulto deve repousar de seis a oito horas por noite, variando em função da idade e do organismo de cada pessoa, na criança o ideal é um mínimo de doze horas, sendo que os bebês dormem até vinte horas.

 

III ) Qualidade do sono

Segundo especialistas o sono é formado por um ciclo de cinco fases, com duração estimada de 90 a 120 minutos, e repetições de quatro a seis vezes durante um espaço de sete a oito horas, fato que caracteriza a qualidade do sono e seus efeitos sobre o organismo.

Quando começamos a dormir passamos por quatro etapas iniciais de ondas lentas (NREM) cuja profundidade vai aumentando de fase a fase até atingir o estágio (REM), que age particularmente no cérebro mais especialmente sobre as memórias de curta e longa duração.

Nessa fase acontecem os movimentos oculares rápidos, que provoca o descanso mais reparador, enquanto que nas fases anteriores promovem a recuperação orgânica, a reposição do gasto energético, do tônus muscular, combate a osteoporose e melhora o desempenho físico.

IV ) Dicas para uma boa noite de sono

O que deve ser evitado antes de dormir: comidas gordurosas, temperos picantes, café, chá mate, chá preto, chá verde, refrigerantes, chocolates, bebidas alcoólicas. Porque são estimulantes muitos contém cafeína e outros de difícil digestão.

À noite o metabolismo é mais lento, é importante que a alimentação seja leve e reduzida, com um mínimo de três horas de antecedencia para facilitar a digestão.

Devem-se evitar também atividades físicas, medicamentos que induzem ao sono por causarem dependência, principalmente sem supervisão médica, evitem filmes de terror e agressivos, discussões, brigas, desarmonias, procure estar tranquilo e relaxado para que tenha um sono reparador.

 

V) O que contribui para um sono reparador

o uso do mel, da aveia, da granola, da banana, da maçã, do chá de camomila, erva-cidreira, hortelã, do leite morno, importante também é respeitar seu relógio biológico adotando horário regular para dormir e acordar, o quarto deve propiciar um ambiente calmo adequado ao repouso, muito limpo e aconchegante, uma cama confortável, sem barulho e pouca luz.

VI ) Dificuldades para dormir

Se mesmo com todas as dicas e alertas, não consegue dormir de forma relaxante, deve procurar uma clínica especializada em sono, para fazer um exame de polissonografia, para detectar a causa e analisar a qualidade de seu sono.

Muitas vezes a pessoa sofre de bruxismo, ronco excessivo, apnéia do sono ou outros distúrbios e não sabe. A medicina nessa área evoluiu muito e apresenta soluções maravilhosas de tratamento inclusive com aparelhagens sofisticadas que possibilitam a correção desses problemas, permitindo ao paciente uma retomada da qualidade de vida.

Um sono mais reparador propicia e a cura de inúmeras doenças, conforme já citamos ocasionadas pelos distúrbios do sono.

Nesse caso não vacile em buscar ajuda!









AS DICAS,TRATAMENTOS E ORIENTAÇÕES CONSTANTES DESTE SITE, EM HIPÓTESE ALGUMA SUBSTITUEM NEM DISPENSAM AS CONSULTAS PERIÓDICAS AO MÉDICO.