SOL o grande produtor de vitamina D


 

O sol é uma fonte de energia maravilhosa que só o criador poderia nos oferecer, ele supre as necessidades da natureza de uma forma geral, converte-se em energia química através do processo conhecido como fotossíntese.

Na terra praticamente todas as fontes de energia utilizadas são oriundas do sol a exemplo do carvão, do petróleo e do gás natural. A luz solar provoca a evaporação de parte das águas dos rios, lagos e mares, condensando as nuvens que caem em forma de chuva beneficiando a vida como um todo.

O sol é essencial para nossa vida, é revigorante e melhora o humor seus raios possibilitam a produção da vitamina D pelo organismo, importante por conter cálcio que atua na consolidação da estrutura óssea.

Nos países frios onda há pouca exposição ao sol, há deficiência de vitamina D, que devem ser repostas através de suplementação alimentar, porém poucos são os alimentos que propiciam essa produção de vitamina D. Podemos encontrá-la nos peixes gordurosos com a cavala, o arenque no salmão, nos óleos de peixes, e no fígado de boi.

A vitamina D atua no combate ao raquitismo, a osteoporose, fortalece o cérebro, acaba com a TPM, previne alguns tipos de câncer como de mama, ovário, útero, e próstata além de manter os ossos fortes, protege os dentes, atua no fortalecimento do sistema imunológico, cardíaco, neurológico e em toda a musculatura do corpo, contribuindo para a eliminação das crises de artrite-reumatóide.

Para colaborarmos com o organismo na produção da vitamina D, basta tomar sol de duas a três vezes por semana durante 10 minutos, evitando o período entre 10 e 16 horas.

É comprovado que o banho de sol é importante também para o crescimento e desenvolvimento dos bebês, são os raios solares que, transformam a vitamina D existente no leite materno de inativa em ativa ao absorver o cálcio existente no leite materno.

O banho de sol deve ser diário e iniciado após trinta dias de vida do bebê, naturalmente dentro dos horários indicados, de forma gradativa iniciando com cinco minutos e aumentando até o máximo de uma hora.

 

Cuidados necessários: Tem sido muito difundido pela mídia os perigos que o sol em excesso e fora dos horários citados, acarreta para a saúde, principalmente nos dias atuais em função do problema da camada de ozônio, podendo provocar câncer de pele e envelhecimento precoce.

No entanto não dúvide do seu indiscutível valor terapêutico se adotado com equilíbrio e bom senso. .





AS DICAS,TRATAMENTOS E ORIENTAÇÕES CONSTANTES DESTE SITE, EM HIPÓTESE ALGUMA SUBSTITUEM NEM DISPENSAM AS CONSULTAS PERIÓDICAS AO MÉDICO.