SÓDIO E SAL conheça suas diferenças e perigos para a saúde

 



I ) INTRODUÇÃO


Fundamental sabermos a diferença básica entre o sódio e o sal, fato que provoca dúvidas quando da aquisição dos produtos e leitura dos rótulos.

No item II sobre a composição do sal estaremos demonstrando com exemplo a diferença.

Atualmente temos uma vida agitada onde o tempo é precioso, em função disso as pessoas se utilizam de lanches rápidos e comidas semi prontas industrializadas.

Só que essa praticidade pode ter um custo alto para a saúde, porque a maioria desses produtos possui altos teores de sódio. Sem que as pessoas tenham a noção exata, dos riscos os quais estão expostas.

O sódio é essencial para a saúde dentro dos padrões recomendados no item III, mas quando o seu uso ultrapassa esses limites, passa a ser um vilão e responsável por inúmeras doenças.

 

II ) COMPOSIÇÃO DO SAL DE COZINHA E DIFERENÇA DO SÓDIO


A maioria da população desconhece a diferença entre o sódio e o sal, fato esse que gera dúvidas para se ler rótulos e entender o quanto de sal apresenta o produto.

O sal cujo nome científico é cloreto de sódio é formado por: átomos de cloreto e átomos de sódio, contendo: 39,34% de sódio e 60,66% de cloreto.

Para se obter o total de sal de um produto é necessário multiplicar a quantidade de sódio por 2,5.
Observe no exemplo a seguir:

1 pacote de macarrão instantâneo possui: 1760 mg de sódio.
Para sabermos o quanto representa em sal devemos fazer o seguinte calculo: 1760mg x 2,5 = 4400mg que divididos por 1000 equivale a 4,4 gramas de sal ou 1,76 gramas de sódio.

Quando confundimos o sódio com o sal, achamos que estamos consumindo 1,76 gramas quando na realidade é 4,4 gramas de sal bem diferente seu efeito quando se fala em níveis de consumo.

 

III ) NÍVEIS IDEAIS DE CONSUMO E PRÁTICAS USUAIS

Segundo especialistas da área médica, o nível diário máximo aceitável de sódio é de 2,4 gramas o que equivale a 6 gramas de sal ou uma colher rasa de chá.

No Brasil, segundo pesquisas médicas o consumo diário atinge a quantidade alarmante de 13 gramas, mais de duas vezes o consumo recomendado provocando graves consequências de saúde.

Pelo exemplo citado do macarrão instantâneo podemos constatar que apenas o consumo desse item sem considerarmos as outras refeições de um dia, já representa 73% da quota diária limite de consumo.

Daí a importância de se observar os rótulos dos produtos e selecionarmos para consumo, os de menor teor de sal.

III ) BENEFÍCIOS DO SAL

O sal é essencial para o equilíbrio do organismo humano regula as funções básicas e sua deficiência provoca fraqueza e pode levar até a convulsões.

É importante também, para o ritmo cardíaco, a pressão arterial, a absorção da glicose, para equilibrar o volume de sangue e promover a contração e relaxamento dos músculos.

Naturalmente se usado dentro dos níveis citados.


IV ) MALEFÍCIOS DO SAL

Comentamos sobre os benefícios, mas convém ressaltar que a recíproca também é verdadeira.

Os excessos no consumo contribuem para o aumento dos riscos de: Hipertensão, derrame cerebral, cálculos renais, câncer de estômago, doenças cardiovasculares, diabetes e parada respiratória, inchaço entre outros.

 

IV ) OS GRANDES VILÕES

Vamos citar em seguida alguns dos produtos mais perigosos que contém os maiores índices de sódio:

Embutidos: Linguiça, salsicha, paio, presunto, mortadela, salame.

Enlatados ou em vidros: Atum, sardinha, azeitonas, palmito, mostarda, maionese, molho inglês, shoyu, catchup, milho verde, ervilha, molho de tomate.

Defumados ou em salga: Bacon, bacalhau, carne seca, charque, carne de sol.

Queijos amarelos: Mussarela, prato, provolone, parmesão.

Outros: Macarrão instantâneo, sopas instantâneas, caldos de carne, batata palha, pizza de microondas, refrigerantes light e diet, hambúrguer, quibe, coxinhas, pastéis, empadas e salgadinhos de pacote.


VI ) DICAS DE USO


.Verifique sempre o rótulo dos alimentos antes de adquirir e sempre que possível substitua a marca ou o produto por um com menos sódio.

. Evite as comidas prontas e faça sua própria comida.

. Aposente o saleiro da mesa.

. Observe que muitas vezes, o mesmo produto com marca diferente apresenta quantidade de sódio maior ou menor.

. Reduza de forma gradual o sal substituindo por temperos alternativos naturais como: orégano, louro, alecrim, salsinha, cebolinha, limão, alho, cebola, azeite, limão, hortelã evite os temperos prontos.

.Não se esqueça que a hidratação é importante, tome pelo menos 2 litros de água por dia.

.Busque mudança de hábitos alimentares partindo mais para a alimentação natural dando ênfase para frutas, saladas e legumes.

 

VII ) CONCLUSÃO


Ao longo da matéria, constatamos que o sódio é um dos fatores que se consumido em excesso contribui, para o surgimento de diversas doenças graves, principalmente em função do uso dos alimentos industrializados.

Precisamos estar atentos aos rótulos e adotarmos critérios mais rígidos de alimentação, priorizando as preparações em casa e adotando novos hábitos alimentares, que dêem preferência a alimentação natural.


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Fontes de consulta: Wikipédia, matérias Folha São Paulo, Estadão e consulta a sites da interneti

 



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