CONTENT="contato@vigorevida.com.br">




OBESIDADE conheça os perigos do excesso de peso

 

O objetivo dessa matéria é alertar e conscientizar os interessados sobre os perigos da obesidade e suas as conseqüências em termos de saúde e qualidade de vida, apresentando dicas que contribuam para a mudança do estilo de vida, padrões alimentares e conseqüente emagrecimento.

Segundo a “OMS” Organização Mundial de Saúde, estatísticas indicam que 25% da população mundial é obesa, e que 25% morrem direta ou indiretamente em função desse mal. No Brasil em cada 10 (dez) brasileiros 4 (quatro) estão acima do peso.


A obesidade caracteriza-se por uma concentração exagerada de tecido adiposo, podendo ser localizada ou abrangente se tornando nos dias atuais um problema sério de saúde pública, perdendo somente em causa de mortes para o tabagismo.

Isso ocorreu devido a mudanças radicais nos hábitos alimentares, onde passamos a desprezar uma alimentação natural mais sadia e partimos para o consumo de alimentos industrializados, como o arroz branco o açúcar refinado a farinha de trigo o sal e os enlatados entre outros, considere-se também o refrigerante, a cerveja e as mais variadas espécies de sanduíches.


Certamente temos também com forte aliado aos fatores citados o estilo de vida moderna, que com o uso intensivo do automóvel, da TV, do computador, e da tecnologia de ponta, facilitam nossa vida, porém nos tornam sedentários, provocando alterações nos padrões energéticos, os quais geram desequilíbrio entre a ingestão e a queima, diferencial esse responsável pelo acúmulo de gorduras, que ocasiona a obesidade.


Há outros fatores importantes também a considerar, como os neurológicos, os endócrinos, os genéticos e os psicológicos, cujo mérito não nos compete entrar, por se tratar de matéria médica específica.

Como resultado dos pontos citados, à medida que a pessoa aumenta de peso surgem as complicações médicas, como a hipertensão arterial, o diabetes, o aumento do colesterol, triglicérides, as dores de varizes, os problemas na coluna, as artroses.

As doenças degenerativas das articulações, as doenças coronárias, os cânceres de cólon , do reto, da próstata nos homens e os cânceres de útero, das mamas e dos ovários nas mulheres.

Ainda doenças de pele, do trato digestivo, pulmonares, endócrinas, do fígado, as renais, as respiratórias como a esofagite de refluxo e a apineia do sono gravíssima que pode gerar a morte por parada respiratória.

Finalmente está constatado que o obeso corre riscos bem maiores em casos de cirurgias de qualquer espécie inclusive partos.


Não deixe de consultar também nesse site a seção de dicas lá estaremos apresentando um roteiro de sugestões de emagrecimento e de alimentação adequada aos propósitos de quem pretende emagrecer.

Fontes de consulta
Revista Saúde
Revista Boa Forma
Livro Vida Longa
Site médico
Wikipédia

 




AS DICAS,TRATAMENTOS E ORIENTAÇÕES CONSTANTES DESTE SITE, EM HIPÓTESE ALGUMA SUBSTITUEM NEM DISPENSAM AS CONSULTAS PERIÓDICAS AO MÉDICO.