MENTE SÃ CORPO SÃO


 

INTRODUÇÃO

Prezado internauta temos discorrido em várias matérias desse site sobre a importância da alimentação para uma vida saudável, apresentando dicas de remédios naturais e ainda outros temas, todos eles com o objetivo de proporcionar bem estar físico.

Hoje vamos abordar sobre a importância e o significado de "Mente Sã Corpo São" e suas ligações com a nossa saúde física e espiritual. Sem uma harmonia entre a mente e o corpo, não conseguiremos obter o equilíbrio necessário para sermos felizes.

DETALHAMENTO


"Segundo a escritora Ellen White, a saúde é a recompensa da obediência às leis espirituais de Deus, e a enfermidade é o resultado da desobediência a elas".

O estilo de vida adotado por uma pessoa atinge diretamente seu vigor físico e mental, podemos entender como estilo de vida um todo homogêneo, abrangendo os nossos costumes, valores, cultura e educação recebidos. Nosso modo de viver pode ser saudável ou não, fruto de herança genética enraizada em nosso subconsciente de geração a geração.

O mais elevado nível de compreensão de saúde é o "Vital Transcendente" onde o indivíduo tem consciência da totalidade humana e privilegia sua relação com o Criador. Ele sabe que a base de sustentação que proporciona saúde, e bem estar verdadeiro somente será possível, através da dimensão espiritual voltada para glorificar a Deus em todos os sentidos através do poder da oração.

A bíblia cita em 1coríntios 10,31 o seguinte: "Portanto quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus". Essa consciência sintetiza o conceito de saúde integral, que é a razão primeira do bem estar e da saúde como um todo, e nos conduz ao entendimento de "Mente Sâ e Corpo São".

O Criador, em seu infinito amor e inteligência nos deixou um excelente médico, que não cobra consulta e está à disposição de quem queira consultá-lo, mas qual é esse médico?

"A natureza é o médico de Deus" esse médico fornece todos os remédios da medicina natural, não somente para curar os doentes, mas também como meio de prevenir doenças e sofrimentos.

OS OITO REMÉDIOS DA MEDICINA NATURAL

1) Confiança no poder divino e comunhão com Deus exercido através da oração.


2) Ar puro: remédio indispensável para a existência humana, você pode ficar vários dias sem se alimentar, mas somente poucos minutos sem respirar, aprofunde o assunto lendo nossa matéria especifica clicando aqui.


3) Luz solar: é essencial para nossa vida, é revigorante e melhora o humor seus raios possibilitam a produção da vitamina D pelo organismo, importante por conter cálcio que atua na consolidação da estrutura óssea... Leia a matéria completa clicando aqui.


4)Uso da água: sua ação no corpo humano é essencial para o bom funcionamento de praticamente todos os órgãos, nosso cérebro é constituído de 85% de água, num corpo adulto sua formação é em média de 65%... clique aqui e leia a matéria completa.


5)Exercícios físico: fomos criados para viver em movimento ou nos movimentamos ou morremos, o exercício aviva e equilibra a circulação do sangue, tão necessária para a vida e a saúde. Clique aqui e leia nossa matéria sobre a importância da caminhada.


6)Repouso: o descanso acompanhado de um sono repousante é um remédio essencial da natureza para revigorar o corpo, excesso de trabalho e noites mal dormidas gera conseqüências desastrosas... Leia matéria sobre o sono clicando aqui.
aquiclicando aqui.


7)Alimentação adequada: Passa inicialmente pela consciência de que devemos ter temperança, ou seja,bom senso, nos conscientizando que temos que comer para viver e não viver para comer. Sabemos que a mudança de estilo de vida é uma conquista diária e que requer esforço, em especial a mudança de hábitos alimentares.... Leia nossa matéria sobre saúde em cores que aborda em detalhes a importância de uma alimentação balanceada clicando aqui.


8)Abstinência ou jejum: Nosso organismo necessita ser aliviado da carga de trabalho imposta, o ideal é que se faça um jejum semanal de algumas horas para que haja um descanso principalmente para os órgãos digestivos, e para que sua mente fique mais ativa e revigorada, tornando-se mais sensível aos anseios espirituais.

CONCLUSÃO

Para termos uma "Mente Sã e um Corpo São", isento de enfermidades basta cultivarmos a temperança, ou seja, eliminarmos os exageros de toda e qualquer espécie, e adotarmos como regra de conduta os oito remédios naturais mencionados.


Espero que, o conteúdo dessa matéria contribua de maneira efetiva para uma mudança de vida e de hábitos como um todo, levando-os a uma vida mais saudável e feliz.


Fontes de consulta: Seminário de Enriquecimento Espiritual "Viva melhor com mais Saúde" / Bíblia Sagrada / Wikipédia e sites da Internet.




AS DICAS,TRATAMENTOS E ORIENTAÇÕES CONSTANTES DESTE SITE, EM HIPÓTESE ALGUMA SUBSTITUEM NEM DISPENSAM AS CONSULTAS PERIÓDICAS AO MÉDICO.