LINHAÇA E SEUS BENEFÍCIOS





I ) ORIGEM

A linhaça é a semente do linho, uma planta herbácea pertencente a família das lináceas, podendo atingir a um metro de altura, sua utilização é histórica sabe-se que no Egito há 2500 anos a.C. já era utilizada na fabricação de tecidos.


II ) CARACTERÍSTICAS

Existem dois tipos a marrom e a dourada, basicamente seus nutrientes e seu uso são os mesmos a diferença é tão somente na forma do cultivo, a marrom é facilmente cultivada em regiões mais quentes e úmidas enquanto que a dourada em regiões frias e de forma orgânica.


III ) OS BENEFÍCIOS


Estudos feitos no Canadá provaram que a linhaça ajuda a baixar o nível de colesterol porque é rica em fibras solúveis, atua também no combate a anemia, ao câncer de mama, próstata, colo, pulmão, age no equilíbrio hormonal, ameniza os distúrbios causados pela TPM e a menopausa.

Combate a acne, ajuda a diminuir a obesidade tem função rejuvenescedora e auxilia no controle da diabetes, o seu onsumo regular da linhaça contribui para o controle do nível do açúcar no sangue.

Aumenta a vitalidade física por ser rica em vitamina "E" afastando o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas, melhora o trato digestivo e o funcionamento intestinal.

Contém Omega 3 e Omega 6 que aumentam a saúde cardiovascular, por atuar na redução do LDL, omau colesterol. Encontramos também vitaminas B1, B2, C, caroteno, ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

IV ) UTILIZAÇÃO


A linhaça é a semente do linho muito difundida no uso culinário, dela se extrai o óleo de linhaça que é rico em ômega 3, ômega 6 e ômega 9.

Seu óleo é também utilizado na indústria de cosméticos e em farmácias de manipulação. Ela contem inúmeros nutrientes e vem se destacando graças aos benefícios que traz a nossa saúde.

É rica em carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, de todas as sementes é a mais rica em ômega 3. A semente moída trás mais benefícios que a inteira.

Podendo ser utilizada de varias formas: em sucos, misturadas a cereais, em forma de vitaminas, na composição de massas de pão e bolos.

Duas colheres de sopa normalmente são suficientes para a necessidade diária do organismo. Deve-se triturar no liquidificar e consumir logo para evitar-se perda de nutrientes.

Não há restrições de uso podendo ser utilizadas por pessoas de qualquer faixa etária inclusive mulheres grávidas.

 

RECEITA DE PÃO INTEGRAL COM LINHAÇA (extraída do programa Globo Repórter)

Ingredientes:

• 1/2 xícara de gérmen de trigo

• 1 xícara e meia de farinha de trigo integral

• 3 xícaras de farinha de trigo (branca)

• 1 colher de sopa de margarina

• 2 envelopes de fermento biológico seco

• 1 colherinha de café de sal

• 1 colher de sopa de açúcar

• 3 colheres de sopa de semente de linhaça

• 4 ovos inteiros

• 1 xícara e meia de leite morno

• Semente de linhaça para polvilhar (opcional)


Modo de Preparo:

1. Misture as farinhas, o gérmen de trigo, a linhaça e o fermento seco;

2. Acrescente o leite aos poucos até obter uma massa lisa que desgruda da mão;

3. Depois de sovar bem a massa deixe descansar por meia hora e divida em dois pedaços;

4. Com a ajuda de um rolo, abra a massa e enrole;

5. Coloque a massa numa forma e deixe crescer por mais vinte minutos e pincele com uma gema de ovo

batida e polvilhe com as sementes de linhaça;

6. Asse em forno médio até ficar dourado.

 

Dica: O pão dura de 3 a 5 dias em temperatura ambiente, na geladeira pode ser conservado por até 10 dias e no freezer por 3 meses. Você poderá cortar o pão em fatias finas e fazer deliciosas torradas.

V ) CONCLUSÃO

Pudemos constatar que a linhaça é realmente uma fonte de vigor e vida sendo indispensável no cardápio não só de naturalistas, mas também no dia a dia das pessoas em geral visto que, contribui para uma vida mais saudável e longa.





AS DICAS,TRATAMENTOS E ORIENTAÇÕES CONSTANTES DESTE SITE, EM HIPÓTESE ALGUMA SUBSTITUEM NEM DISPENSAM AS CONSULTAS PERIÓDICAS AO MÉDICO.