O VIRTUOSO AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM




I ) ORIGEM


O virtuoso azeite de oliva extra virgem fruto da oliveira é uma árvore de tradição milenar que além dos aspectos nutricionais e medicinais encontrados no azeite e na azeitona é também considerada como símbolo de sabedoria, paz e abundancia.

Seu fruto é conhecido como oliva ou azeitona, através da prensagem da azeitona é que se obtém o azeite tão precioso para a saúde e a alimentação. Atualmente sua produção mundial atinge o patamar de 2 milhões de toneladas sendo os maiores produtores: Espanha, Itália, Tunísia e Turquia.

 

II ) TIPOS DE AZEITE E SISTEMA DE EXTRAÇÃO


A extração do azeite é feita após, colheita do fruto, lavagem, decantação, filtragem e prensagem podendo ser por processo manual ou mecanizado.

A qualidade do azeite é definida em função do menor nível de acidez do produto.

Azeite extra virgem: é caracterizado quando o teor de acidez não ultrapassa os 0,8%, esse teor somente é obtido na primeira prensagem a frio e a menos de 24 horas após a colheita, apresenta aroma e sabor diferenciado sem adição de produtos químicos

Cada 5kgs de azeitonas produz apenas um litro de azeite, daí o fato de seu preço não ser tão convidativo.
Azeite virgem: quando a acidez não passa de 2,0% seu aroma e sabor também são marcantes

Azeite virgem comum: quando a acidez varia além dos 2,0% até o máximo de 3,3%, trata-se de uma mistura com o virgem e o extra virgem, para melhorar o teor de acidez e ficar dentro dos padrões de comercialização.

Azeite de oliva refinado: Trata-se de um azeite de oliva refinado para eliminar imperfeições e pode ser mesclado com azeites virgens comestíveis.

 

III ) COMO ESCOLHER O AZEITE IDEAL


Como já destacamos acima há diversos tipos de azeite, entretanto o extra virgem objeto dessa matéria é o ideal por apresentar melhor qualidade, pureza e menor acidez

Dentro de suas características básicas observa-se que o azeite extra virgem, pode apresentar sabor, aroma e cores diferentes em virtude da sua procedência, oscilando sua coloração entre o amarelo e o verde escuro.

No entanto se o padrão de qualidade estiver dentro das especificações da classificação do produto, os benefícios serão os mesmos, passando a valer como nos vinhos o paladar de cada pessoa na escolha.


É importante também verificar a data de validade na embalagem, porque o azeite após dois anos de embalado tende a oxidar-se, de preferência as embalagens em lata, porque o produto embalado em garrafas de vidro pode oxidar mais rápido por sua sensibilidade a luz


Deve ser guardada sempre em local seco evitando exposição ao calor a luz e ao ar.

 

IV ) BENEFÍCIOS DO AZEITE PARA NOSSA SAÚDE


O azeite de oliva estimula o metabolismo lubrificando as mucosas e promovendo uma maior absorção do cálcio e sais minerais pelo organismo.

Possui substâncias antioxidantes que atuam no sistema imunológico combatendo os radicais livres, que retardam o envelhecimento.

Sua ação benéfica e curativa é variada, estimula o crescimento, atua em todo o aparelho digestivo como fígado, vesícula, pâncreas, úlceras, gastrites, azia, má digestão e prisão de ventre.

Reduz a gordura localizada na barriga diminuindo a circunferência da cintura, combate o mau colesterol LDL, e aumenta o bom HDL, diminui o risco do infarto, do AVC, do diabetes, da arteriosclerose, da hipertensão, da osteoporose e alguns tipos de cancer, como mama, cólon, e pele.

Combate o mal de Alzheimer, reumatismo, esclerose múltipla, artrite , artrose e o glaucoma.

É muito utilizado também na área de estética e beleza como anti rugas, porque hidrata e suaviza peles secas, evita a queda e dá brilho aos cabelos, fortalece as unhas é bastante usado também em banhos e massagens relaxantes.

 

V ) COMO UTILIZAR

Utilize o azeite para temperar saladas, vegetais cozidos ou crus, em sopas para realçar o sabor, na água de cozedura das massas, para dar um paladar especial.

Evite o uso em frituras por ser alta temperatura e inutilizar seus efeitos benéficos.

Para pessoas que suportam o uso em jejum tomar uma colher de sopa, essa a dosagem é suficiente para o dia, e você já estará usufruindo de todos os benefícios do produto.

 

VI ) CONCLUSÃO


Pelo que descrevemos nessa matéria não é sem razão que o azeite de oliva extra virgem é apelidado de ouro líquido.

Sem dúvida se o utilizarmos regularmente, aliado a uma alimentação saudável e balanceada será um dos fundamentos para termos mais saúde e longevidade, e possamos viver com Vigor e Vida dentro de um contexto de alegria e felicidade.



Complementando esse trabalho, queremos apresentar nossas dicas de tratamentos naturais, mudança de estilo e qualidade de vida, aliados a mudanças de hábitos alimentares. Favor clicar no link a seguir e serão conduzidas à nossa seção de DICAS E SUGESTÕES.



Fontes de consulta: Wikipédia - História Produtores
Artigo Nutricionista Nicole Valente e sites variados da internet


AS DICAS,TRATAMENTOS E ORIENTAÇÕES CONSTANTES DESTE SITE, EM HIPÓTESE ALGUMA SUBSTITUEM NEM DISPENSAM AS CONSULTAS PERIÓDICAS AO MÉDICO.