ABACAXI O FRUTO REI




REVELAÇÃO


Sua planta alcança um metro de altura, é originária da América do Sul, pertence a família das bromeliáceas. Conhecido no mundo inteiro, também chamadio de ananás, pode ser cultivado em qualquer local de clima quente. Trata-se de uma fruta de grande aceitação tanto na forma natural como industrializada, os principais produtores são: Brasil, Tailândia, Filipinas, Costa Rica, China, Índia e Indonésia.


PROPRIEDADES NUTRICIONAIS

Possui importante enzima chamada bromelina que atua na redução das inflamações e auxilia na digestão. É rico em vitamina C, betacaroteno, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, magnésio, sódio, potássio, selênio, cobre, ferro, glicose, frutose e fibras.


BENÉFICOS A SAÚDE

Grande aliado nas dietas de emagrecimento, facilita a digestão, desobstrui o fígado, diminui inchaços, é antiinflamatório, combate a atrite, as infecções de garganta, a bronquite, a arteriosclerose e ajuda a controlar o nível de colesterol. Ativa a memória, ajuda a dissolver os coágulos sanguíneos e preserva o coração, facilita a cicatrização dos tecidos, possui poder germicida, diurético,indicado também, na prisão de ventre. Elimina cálculos renais e auxilia na função da vesícula, da próstata e da uretra. Fortalece os ossos fracos em idosos e ajuda na formação dos ossos dos jovens, combate a tosse, a sinusite, a hipertensão, a anemia, fortalece as gengivas, ajuda a impedir a perda da visão nos idosos e elimina os vermes intestinais. Sua casca, em forma de suco, elimina pedra nos rins.


DICAS

Maduro, o abacaxi pesa de dois a três quilos, a coloração da sua casca não é essencial na escolha o importante é puxar as folhas da coroa, se soltarem facilmente significa que está no ponto para ser consumido.
Outra dica: envolva o abacaxi num plástico, coloque na geladeira e evite destacar a coroa antes do momento do consumo pois ela ajuda a conservar o fruto por mais tempo, dessa forma ele dura até três dias mais. Cuidado porque abacaxi maduro fora da geladeira apodrece rapidamente.
Outra dica: descasque o abacaxi, cortando inicialmente o topo onde fica a coroa, após corte uma fatia fina da base para que, fique em pé. Use uma faca afiada para retirar a casca na direção da coroa para a base, não jogue fora as cascas elas podem ser aproveitadas para fazer sucos, doces e chás. (veja sugestão abaixo de receita com as cascas)
Consuma regularmente ao natural, ou em forma de sucos, doces, xaropes, e em diversas aplicações culinárias como: mousses, bolos, cremes, sorvetes, saladas e também em pratos tanto quentes como frios.



SUGESTÃO DE RECEITAS


1) Suco de Abacaxi com hortelã ( extraída do Terra Culinária )

Rendimento 2 copos, fácil de fazer
• 4 pedras de gelo
• 1 xícara (chá) de água
• 5 folhas de hortelã
• 2 fatias grossas de abacaxi
• 1 pitada de sal

Preparo: pique grosseiramente as fatias de abacaxi e coloque em um liquidificador. Acrescente a hortelã, o sal, gelo e a água. Bata bem para incorporar os ingredientes. Se preferir um suco sem fibras passe pela peneira e sirva decorando com um raminho de hortelã.

 

2) Suco de Casca de Abacaxi (fornecida pelo programa Mesa São Paulo)

Ingredientes
. Casca de um abacaxi
. 2 litros de água
. Açúcar (a gosto)

Modo de preparar
. Lave muito bem a casca do abacaxi;
. Leve para cozinhar com a água;
. Após o cozimento, bata no liquidificador, coe e adoce a gosto;
. Complete com água gelada.

Obs.
: Podem ser acrescentadas 2 folhas de hortelã quando for bater no liquidificador.
Rendimento: 2 litros.










AS DICAS,TRATAMENTOS E ORIENTAÇÕES CONSTANTES DESTE SITE, EM HIPÓTESE ALGUMA SUBSTITUEM NEM DISPENSAM AS CONSULTAS PERIÓDICAS AO MÉDICO.