VITAMINAS E MINERAIS INFORMES NUTRICIONAIS
Sobre a composição dos alimentos

 

Vitamina A

Mantém a saúde da pele, do globo ocular e das mucosas em geral, além da maçã encontrada também em diversas fontes como: brócolis, espinafre, abóbora, batata doce, tomate, melancia couve e outros.

Vitamina B1 (Tiamina): Regula o sistema nervoso, favorece o desenvolvimento físico, estimula o apetite, elimina as toxinas do organismo, combate diabetes, estimula a memória, auxilia no tratamento da anemia, pode ser encontrada também em todos os vegetais e em concentração maior ainda nos cereais.

Vitamina B2 (Riboflavina)

Responsável pela alimentação das células cerebrais, fortalece tecidos da pele e dos olhos, protege contra anemias, encontrada também em folhas verdes, brotos e cereais.

Vitamina B3 (Niacina)

Atua nas funções digestivas, nas células nervosas, nos tecidos da pele, reduz o colesterol, regulariza a pressão alta é encontrada também nas folhas verdes, brotos e grãos.

Vitamina C (Ácido ascórbico)

Age sobre o sistema imunológico, impedindo gripes e resfriados, encontrada em maior abundância nas frutas cítricas, também no pimentão, morango, batata, tomate entre outros.

Potássio

Trata-se de um mineral contido em várias frutas e verduras especialmente na maçã, importantíssimo para o equilíbrio sódio potássio do organismo, como decorrência do uso exagerado do sal de cozinha. O potássio torna a pele mais macia e saudável, evita câimbras, hipertensão e derrames, encontrado também no salsão, espinafre, cenoura e salsinha.

Sódio

O sódio natural, orgânico é necessário para a vida, principalmente o equilíbrio com o potássio, como já mencionamos no item anterior, ajuda na digestão, regula o nível de dióxido de carbono, impede a retenção de líquidos e facilita que o coração trabalhe em ritmo normal, reduz a fadiga e as câimbras musculares. Observar que não estamos nos referindo ao sal de cozinha industrializado e sim ao sódio encontrado no sal marinho orgânico.

 

Magnésio

Importante componente para a ação muscular, fortalece os ossos, regulariza o funcionamento do coração e mantém ativo o sistema nervoso, é encontrado também no brócolis, beterraba e cenoura.

Fósforo

Atua em conjunto com o cálcio construindo e fortalecendo os ossos, dentes, cabelos, unhas, tônico para o cérebro, age eliminando a fadiga. Encontrado também na couve-flor, cenoura e salsinha.

Enxofre

Purifica as paredes do intestino é importante para o fígado e contribui para a saúde.

Cálcio

Importante no crescimento das crianças e mulheres após a menopausa pois evita a osteoporose, previne coágulos sanguíneos, regulariza o ritmo cardíaco. Encontrado também na hortelã, agrião, e no germe de trigo.

Silício

Proporciona uma pele lisa, macia e suave eliminando manchas e rugas, excelente para evitar descamação e quebra de unhas, impede que os cabelos prematuramente fiquem grisalhos, bom para os ligamentos e tendões, é encontrado também no pimentão e na cenoura.

Ferro

Eleva o nível de energia e estimula o sistema imunológico, sendo muito importante para as células do cérebro, encontra-se também no damasco, nas nozes, na cenoura, e no gengibre.

 




 

 

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